WEBHOOK DA PLATAFORMA CENTRIBAL​

[bws_pdfprint display=’pdf’]

Os webhooks são

Retornos de chamada HTTP de um usuário. Estes são gravados em algumas ocasiões, como ao postar um comentário em um blog, ou quando passamos informações que o usuário nos deu no bot para um serviço externo para verificar essas informações e, em seguida, oferecer uma resposta.

Quando isso acontece, a web envia

uma petição HTTP para a URL configurada para o webhook (no nosso caso, um WebService)..

Os usuários podem configurá-los para que a Web se comporte de uma forma ou de outra. Como eles usam HTTP, eles podem ser integrados a serviços da Web sem adicionar nova infraestrutura ou desenvolver algo mais complexo.

No exemplo abaixo podemos ver a interação entre Gmail, Google Sheets, Facebook e Dropbox, toda essa comunicação é possível através da comunicação entre diferentes aplicativos usando solicitações HTTP.

Através do Webhook da Plataforma Centribal, teremos a capacidade de receber solicitações de outras aplicações ou serviços web externos, a fim de receber informações e servi-las ao usuário no chat.

Estes dados no PC, são únicos para cada projeto e para cada

usuario (A) graças a esses identificadores. Como uma terceira informação que ajuda a manter a conexão entre o PC e o serviço web segura, temos, o ID da sessão que é gerada automaticamente quando o usuário ativa o chatbot.


A

Account_ID

Project_ID

Os elementos do webhook serão:

  1. URL: É o endereço ou link do protocolo HTTPS para direcionar as informações.
  2. Method: O método de solicitação do webhook será sempre.
  3.  POST para que você possa fornecer uma mensagem ao bot.
  4. Auth: Para conectar o webhook à Plataforma Centribal será necessário ter uma conexão segura, por isso o método de Autenticação através de um Token ao Portador é necessário. O método não pode ser alterado.
  5. Token: Basicamente é a chave, chave, senha, senha que ajudará a autenticar o serviço.
  6. Corpo (se define como JSON): Contêm o código necessário para que a Plataforma Centribal responda às informações que nos manda o serviço ou aplicação externa.

Os elementos a serem compartilhados para poder fazer a conexão com o webhook, são aqueles que possuem o ícone de copiar do lado direito..

Exemplo de caso de uso:

Usando o chatbot, fazemos um pedido de pizza para um usuário final. Uma vez que tenhamos o pedido confirmado pelo usuário final, enviamos essas informações para o serviço web do cliente e, a partir desse momento, o serviço web do cliente, através do webhook, pode enviar informações para o chatbot, como o  recibo de compra e o  estado do pedido (em preparação, ao horno, em reparto, etc.)


Voltar ao topo