Parâmetros reservados
[bws_pdfprint display=’pdf’]
Antes de continuar com este manual, você pode consultar as informações básicas de Entidades, Variáveis e Parâmetros aquí.
Os nomes dos parâmetros reservados representam Parâmetros de informação que já existem em Plataforma Centribal porque
Eles foram gerados na própria sessão do navegador do usuário final ou porque já solicitamos essas informações.
Esta informação que é armazenada na sessão do usuário, pode ser chamada a qualquer momento seja para mostrá-la na resposta de uma tentativa, para desviar o fluxo da conversa por condicionais e / ou para operar com uma extensão ou serviço web em Plataforma Centribal.
Abaixo estão definidos parâmetros que representam informações que já existem na Plataforma Centribal pelo simples fato de ter estabelecido uma sessão.
PARÂMETROS UTILIZÁVEIS EM RESPOSTAS DE INTENÇÕES
Podemos armazenar na sessão do usuário informações como nome e e-mail, bem como qualquer outra informação relevante para exibir na resposta de uma tentativa.
Abaixo mostramos alguns exemplos de parâmetros que nos darão informações na resposta.
NOME DE USUÁRIO
$.pc_user_name
Se precisarmos do chatbot para identificar e segmentar o usuário final em qualquer lugar do fluxo, podemos usar esse parâmetro para solicitá-lo no início do fluxo e, em seguida, chamar o nome que foi armazenado no parâmetro.
Primeiro devemos configurar uma tentativa que inicie a pergunta para o usuário que solicita seu nome.
Na segunda tentativa acreditamos, seguindo o fluxo de contextos, devemos definir um parâmetro (ej. name) com a entidade @sys.person e marque a opção salvar na sessão.
Na frase de entrada, devemos definir a variável que coletará as informações desse parâmetro. Vamos defini-lo com $name$nome do usuario$/name$.
Para a resposta desta tentativa, adicionaremos os artefatos relevantes e, para poder invocar o nome que salvamos na sessão do navegador, usaremos o parâmetro reservado: $.pc_user_name.
Desta forma, podemos ver o nome do usuário renderizado na janela do chatbot.
E-mail (Salvar na sessão)
$.pc_user_email
Podemos realizar o mesmo exercício acima, solicitando o e-mail do usuário. Ele pode ser salvo na sessão do navegador e podemos invocá-lo ou transferi-lo para o cliente CRM de que precisamos.
OUTRAS VARIÁVEIS DE PARÂMETRO
$.pc_parameter_{variable del parametro}
Também teremos a oportunidade de invocar um valor variável em qualquer lugar da conversa (outra resposta de intenção) usando o parâmetro title. Invocando-o como $.pc_parameter_phone, como el que hemos creado en la imagen a la derecha.
o que criamos na imagem à direita.
A única limitação desse parâmetro é que devemos usar um nome de parâmetro exclusivo, para que não haja colisões de informações. Se pedirmos duas vezes o número de telefone e quisermos usar essa variável, devemos fazer um parâmetro para cada um, exemplo: $phone1 e $phone2 para assim use mais tarde $.pc_parameter_phone1 y $.pc_parameter_phone2
Parâmetro para respostas de extensão
$.pc_extension_{variable_name}
Podemos realizar o mesmo exercício acima, solicitando o e-mail do usuário. Ele pode ser salvo na sessão do navegador e podemos invocá-lo ou transferi-lo para o cliente CRM de que precisamos.
PARÂMETROS ÚTEIS EM RESPOSTAS CONDICIONAIS
Na Plataforma Centribal teremos a possibilidade de utilizar respostas condicionais, o que nos ajudará a dar uma resposta de acordo com valores de variáveis e parâmetros. Além disso, podemos usar qualquer parâmetro reservado para dar uma resposta específica, se os requisitos configurados forem atendidos..
Um exemplo simples, poderia ser o próximo: Se um usuário nos escrever com um número de telefone cujo prefixo é +34 (Espanha), oferecemos-lhe o endereço do nosso negócio em Espanha. Mas se outro utilizador escrever com o prefixo Portugal +351 então respondemos tanto em português, como com o endereço do nosso negócio com texto em português ou alemão, se o prefixo for +49. NOTA: Apenas disponível em Canal WhatsApp.
$.pc_user_phone_prefix
Existem outros parâmetros interessantes para usar em condicionais, mostramos uma lista deles:
Isso nos ajudará a identificar o usuário por seu telefone e salvá-lo da sessão.
NOTA: Apenas disponível no Canal WhatsApp.
$.pc_user_phone
Esse parâmetro nos informa de qual canal a sessão do usuário foi gerada. Os canais disponíveis são: chatweb, whatsapp, instagram, telegram e messenger.
Devemos escrevê-los em minúscula no campo da condicionalidade (ex: $.pc_session_channel é igual a whatsapp)
$.pc_session_channel
Se quisermos responder a um usuário a quem detectamos o idioma de seu navegador, podemos fazê-lo através das seguintes variáveis.
Linguagem: Isso nos dará a raiz da língua ao lado da variante dela.
-
pt-BR, português de Brasil.
-
es-AR, espanhol de Argentina.
Language_root: Ele nos dará o idioma raiz do usuário.
- es, de espanhol
Na lista a seguir, você pode encontrar as diferentes combinações de idiomas, juntamente com suas variantes: Lista de códigos ISO 639-1
$.pc_user_language
$.pc_user_language_root